Muiracatiara
- Nome Científico:
Astronium lecointei Ducke
- Família:
Anacardiaceae
- Outros Nomes:
Aderno-preto, aroeira, aroeirão, baracatiara, gonçaleiro, gonçalo-alves, maracatiara, maracatiara-branca, maracatiara-vermelha, muiracatiara-rajada, muiraquatiara, sanguessugueira. Nomes internacionais: gonçalo alves, gonçalo alvez.
- Maior ocorrência:
Brasil: Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia.
- Características Gerais:
Madeira pesada, cerne marrom-rosado-pálido a marrom-amarelado, tornando-se vermelho-escuro quando exposto à luz solar, distinto do alburno mais claro. Figura em faixas de cor marrom-avermelhada-escura a preta. Grã ondulada ou levemente revessa, textura média, brilho moderado e cheiro imperceptível.
- Durabilidade:
Muito durável, não sendo atacada por insetos ou cupins de madeira seca.
- Preservação:
O cerne não é tratável com CCA-A, mesmo sob pressão.
- Trabalhabilidade:
Fácil na lixa e na broca, muito fácil no torno e regular na plaina. O acabamento é ruim na plaina, regular na lixa e excelente no torno e na broca, proporcionando uma superfície muito lustrosa. Boa para serrar, laminar, colar e parafusar. Recomenda-se perfuração prévia à colocação de pregos.
- Secagem:
Seca muito bem ao ar livre, não apresentando defeitos. Em estufa a secagem é muito rápida, com moderada tendência a rachaduras fortes.
- Aplicações:
Por ser muito pesada e de propriedades físico-mecânicas altas a médias, pode ser usada para vigas, caibros, ripas, tacos e tábuas de assoalhos, venezianas, caixilhos, marcos de portas e janelas, molduras, cordões, rodapés, lambris, painéis, escadas, paredes divisórias, forros, móveis, folhas faqueadas decorativas, peças torneadas, objetos de adorno, cabos para cutelaria, puxadores, fôrmas para calçados, peças encurvadas, cabos de ferramentas e estrutura de implementos agrícolas, carrocerias, vagões de trens, barris, tonéis, réguas e outros.
- Fonte:
IPT (1989); IBAMA (2002).