Itaúba
- Nome Científico:
Mezilaurus itauba (Meissn.) Taub.
- Família:
Lauraceae
- Outros Nomes:
Itaúba-abacate, itaúba-amarela, itaúba-grande, itaúba-preta, itaúba-verdadeira, itaúba-vermelha, louro-itaúba. Nomes internacionais: itauba.
- Maior ocorrência:
Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia. Outros países: Guiana, Guiana Francesa, Suriname.
- Características Gerais:
Madeira muito pesada; cerne amarelo-oliváceo quando recém polido, tornando-se pardo-havana-claro, escurecendo para pardo-havana-escuro, uniforme; textura média, uniforme; grã ondulada ou revessa; superfície irregularmente lustrosa e lisa ao tato; cheiro ligeiramente adocicado.
- Durabilidade:
É considerada de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (fungos apodrecedores, cupins e xilófagos marinhos).
- Preservação:
Apresenta baixa permeabilidade às soluções preservativas.
- Trabalhabilidade:
É moderadamente difícil de ser trabalhada, tanto com ferramenta manuais como com máquina, devido à presença de sílica; porém permite bom acabamento.
- Secagem:
A secagem ao ar é lenta e difícil, porém sem causar alta incidência de defeitos. A secagem artificial é reportada como lenta, com ocorrência acentuada de rachaduras e moderada de empenamentos.
- Aplicações:
Por ser muito pesada, de baixa retratibilidade em relação à densidade, resistência mecânica alta a média e durabilidade alta, é indicada para construções externas; como estrutura de pontes, dormentes, postes, cruzetas; em construção civil, como vigas, ripas, caibros, tábuas e tacos para assoalhos, marcos de portas e janelas; construção de veículos e implementos agrícolas; construção naval, embarcações; fabricação de peças torneadas, móveis, guarnições, defensas e outros.
- Fonte:
IPT (1989)