Carvalho Branco

  • Nome Científico:

    Quercus alba

  • Outros Nomes:

    American White Oak, Carvalho branco do norte, carvalho branco do sul

  • Descrição da Árvore:

    O carvalho branco é semelhante em cor e aparência ao carvalho europeu. O alburno do carvalho branco americano é claro e o cerne tem tonalidades que vão do marrom claro ao marrom escuro. O carvalho branco, na maioria das vezes, apresenta nervura reta com raios maiores do que os do carvalho vermelho e por isso tem mais desenhos.

  • Propriedades Físicas:

    Uma madeira dura e pesada, com resistência média à flexibilidade e ao impacto. Tem pouca rigidez, mas em compensação, é muito boa para a curvatura a vapor. O carvalho branco do sul cresce mais rápido, possui anéis concêntricos largos e a madeira tende a ser mais dura e mais pesada.

  • Maior ocorrência:

    Através de todo o leste dos Estados Unidos. O grupo de carvalhos brancos está formado por várias espécies, entre as quais cerca de oito são comerciais.

  • Durabilidade:

    O cerne do carvalho branco é resistente a decomposição e extremamente resistente ao tratamento com preservativos. O alburno é moderadamente resistente ao tratamento.

  • Disponibilidade:

    EUA: Facilmente disponível, embora não seja tão abundante quanto o carvalho vermelho. Exportação: Amplamente disponível como madeira serrada e como laminados, em uma gama completa de categorias e especificações. É a mais importante madeira de lei para exportação.

  • Trabalhabilidade:

    A madeira do carvalho branco se presta para um bom trabalho mecânico, pode ser pregada e aparafusada com facilidade, embora seja aconselhável usar antes a broca. São recomendados os pregos galvanizados porque esta madeira reage ao ferro. As suas propriedades adesivas variam, mas pintada e polida, oferece um bom acabamento. Seca lentamente e é preciso ter cuidado para evitar as gretas. Por causa do seu alto grau de encolhimento, pode ser suscetível a uma variação no rendimento.

  • Aplicações:

    Construção, móveis, assoalho, marcenaria arquitetônica, marcenaria exterior, molduras, portas, armários de cozinha, painéis, traves para ferrovias, pontes de madeira, aduelas de barril, ataúdes e cofres. O carvalho branco pode variar em cor, textura, características e propriedades, de acordo com a região de crescimento. Portanto, recomenda-se que usuários e especificadores trabalhem em conjunto com os fornecedores para garantir que a madeira que estão pedindo se ajusta às suas necessidades específicas.

  • Fonte:

    AHEC.

Solicite um orçamento:

Produto: LAMINA-DE-CARVALHO-BRANCO